Que tal conhecer a metodologia de ALFABETIZAR COM TEXTO? #Alfabetização EMPREENDEDORA
SÉRIE: Alfabetização Empreendedora: Ensinando a ler e a escrever com texto
Alfabetização Empreendedora: Ensinando a Ler e a Escrever com Texto, discute a importância de empreender num processo de alfabetização.
Visando a garantia da aprendizagem e desenvolvimento das crianças, com foco em atividades que garantam práticas reais de leituras e produções de textos.
Empreender nesse tempo em que vivemos, significa formar leitores e produtores de textos com consciência crítica, com espírito de coletividade, com sentimentos de empatia, dentre outras necessidades que são urgentes para a transformação da realidade em que vivemos.
Alfabetização nessa perspectiva é libertação do modelo social e econômico que valoriza o ter em detrimento do ser. É fazer com que as crianças se formem com a capacidade de transformar o meio em que vivemos, num processo de consciência planetária.
Precisamos formar sujeitos leitores e produtores de textos que sejam capazes de construir ideias inovadoras e transformadoras, que possam servir para o bem coletivo.
Na alfabetização empreendedora, a criança aprende a empreender esforços no processo de aprendizagem da leitura e da escrita, por meio de práticas reais de leitura e de produção de textos, num processo de interação com a realidade vivida.
Assim, com base nos dizeres das crianças e nos textos produzidos em seu cotidiano, escolhe-se as palavras referências, para serem analisadas, visando ensinar os conhecimentos básicos da alfabetização (as unidades menores da língua), de modo que possam reconstruir os textos produzidos, tanto no que se refere aos aspectos linguísticos, como em relação ao discurso.
Quando as crianças são convidadas a dizerem as suas palavras, melhor dizendo, a externarem as suas opiniões e ideias oriundas da vida real, e, ainda, quando essas palavras são inseridas no processo de ensino aprendizagem como referências para ensinar as unidades menores da língua (os conhecimentos básicos da alfabetização) elas aprendem a ler e a escrever com sentido e significado.
Esse é um processo de empreendimento intelectual, emocional e social, com vistas a formação de pessoas que saibam ler nas entrelinhas as artimanhas dos que lutam em causas próprias. Precisamos de pessoas que saibam empreender em prol de todos e todas, isto é, em prol de um mundo mais humanizado.
Por Ana Maria Louzada
Mestre em Educação, Alfabetizadora, Orientadora Educacional, Escritora, Consultora Educacional, Educadora Parental e Palestrante.
Inscreva-se no canal
Curta nossos vídeos
Compartilhe com seus amigos e suas amigas!